Água de empresa caindo em um rio
Sustentabilidade

Os impactos das suas atividades industriais sobre as fontes hídricas

Sua empresa conhece o porte, a qualidade e a capacidade de suporte da fonte hídrica da qual capta água? Quais os impactos das suas atividades industriais à biodiversidade? Essas fontes hídricas estão designadas como área protegida nacional ou internacionalmente?

Conhecer o valor da fonte hídrica para a biodiversidade, tais como diversidade e endemismo de espécies, número total de espécies protegidas e a importância da fonte hídrica para comunidades locais e povos indígenas, são essenciais para ter uma empresa reconhecida e respeitada no quesito sustentabilidade.

É possível que você se questione o porquê destas informações serem importantes aos seus negócios. Mas a explicação é relativamente simples: sobrevivência da sua empresa.

Ao reconhecer que a captação e uso da água são essenciais ao seu negócio, e que a escassez pode colocar em risco suas atividades, sua empresa pode ter um plano de gestão de riscos, com um capítulo notadamente voltado à água.

No entanto, mapear somente o risco associado a este componente pode não ser suficiente para assegurar a manutenção de suas atividades, pois anomalias naturais e climáticas podem representar riscos imediatos se sua empresa não possuir práticas e ações que lhe permitam ser resilientes.

Os impactos das suas atividades industriais à biodiversidade

É inegável que uma operação empresarial devidamente autorizada e licenciada para operação possui a prerrogativa constitucional da livre iniciativa garantida, mas não é possível não considerarmos como seus impactos atingem a biodiversidade.

Ao passo em que sua empresa utiliza de recursos hídricos retirando-os de fontes (especialmente as superficiais), certamente esta ação gera impactos que podem ou não ser passiveis de mitigação ou reversão.

A biodiversidade, em todas as suas escalas, dos micro-organismos (como algas e microcrustáceos) aos organismos maiores e mais complexos (como plantas e animais), deve ser considerada afetada.

Portanto, iniciativas humanas para restabelecimento do equilíbrio daqueles habitats e ecossistemas são fundamentais, seja através de programas de recuperação vegetal ou por meio de adensamento populacional (fauna ou flora).

Paisagem com rio

Outros elementos podem ser afetados pela forma com que sua empresa lida com a água. Um deles é a sua reputação e imagem em função da gestão em desacordo com as tendências e consciência global, que visa o desenvolvimento sustentável.

Por isso, é imprescindível que você busque continuamente a implantação de boas práticas pela preservação e sustentabilidade da água e pelo diálogo com seus stakeholders que são diretamente afetados, no intuito de compreender como manter canais de discussões abertos e processos de melhoria contínua.

Práticas como diagnósticos técnicos de impacto às fontes hídricas, estudos de impacto socioeconômico, criação de agenda de reuniões com stakeholders envolvidos (comunidades, ong’s, governos, etc.), e o fomento de ações de proteção e preservação ambiental, podem auxiliar sua empresa a se posicionar positivamente quando o quesito é água.

A Biovita pode te ajudar a implementar estratégias voltadas ao uso sustentável de água e diminuir os impactos das suas atividades industriais, para comunicar estas boas práticas aos seus stakeholders.

Conte conosco para analisar como seu negócio tem lidado com esse recurso tão importante e as possíveis soluções para uma gestão mais sustentável.

Benyamin Fard Benyamin Fard
CEO da Biovita.
Iraniano radicado no Brasil, é empreendedor serial e representante do Stanford Research Institute no Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica, com MBA Internacional em Gestão Ambiental (UFPR) e Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Acredita que a resiliência organizacional é resultado da inovação sustentável, razão que o faz entusiasta por estes temas em todas as suas formas, e em especial quando lideradas por empreendedores através de suas startups.

É músico autodidata apaixonado por rock progressivo, ávido pesquisador de temas ligados à filosofia, história e quântica. É também esposo e pai de dois filhos.