relatorio-de-sustentabilidade-empresarial
Sustentabilidade

Relatório de sustentabilidade: por que é importante para as empresas?

Nos últimos anos, as empresas vêm relatando cada vez mais o desempenho socioambiental por meio de relatórios de sustentabilidade. Dessa forma, asseguram a apresentação das informações da corporação com transparência e confiabilidade.

Mas, você sabe qual é a real importância desses relatórios? Isso é o que vamos discutir no texto de hoje. Acompanhe!

Para que serve o relatório de sustentabilidade?

Os relatórios de sustentabilidade são uma forma de comunicar a stakeholders como você trata a gestão socioambiental de seu negócio. Aposto que agora você deve estar se perguntando: “mas, eu preciso comunicar às pessoas o que faço na minha empresa?”.

para-que-serve-relatorio-de-sustentabilidade

Bem, se você quer que sua marca seja reconhecida por seus consumidores e investidores como confiável, transparente e que, acima de tudo, possui responsabilidade socioambiental, esteja certo de que a resposta é sim!

Como elaborar esse relatório

Para iniciar a elaboração do relatório de sustentabilidade é importante montar um time que possa permear em todos os setores da empresa, coletando dados corporativos, econômicos, ambientais e sociais.

Essa equipe também deve fazer uma correlação de desempenho. Ou seja, precisa avaliar as ações executadas em anos anteriores e comparar com o que foi executado no último ano.

Para que se possa trabalhar de tal forma – que todos os leitores possam analisar as informações de desempenho –, é interessante fazer o relatório com um padrão internacional. Como, por exemplo, o aplicado pela Global Reporting Initiative (GRI).

Após montar um time para gerir o relatório, defina o padrão e contrate uma equipe externa para compilar os dados. Em um primeiro relatório, essa experiência ajuda muito.

É hora de colocar a mão na massa e começar a desenhar o seu Relatório de Sustentabilidade do Exercício 2017! Ainda dá tempo de aumentar sua competitividade por meio de uma gestão sustentável!

Ah, e se você quiser inovar na hora de apresentar o Relatório Anual, para se inspirar, assista ao vídeo do Relatório de Sustentabilidade da Heineken!

Evelise Garcia Fard Evelise Garcia Fard
Consultora Sênior