estação de tratamento de água em uma empresa
Sustentabilidade

Sua empresa e o uso sustentável de recursos hídricos

Garantir o uso sustentável de recursos hídricos é fundamental para todas as empresas, independente do tamanho ou ramo de atuação. Reutilizar água de processo produtivo em outras funções secundárias é apenas uma das inúmeras medidas que sua empresa pode tomar para ser mais sustentável.

Estabelecer critérios de governança bem como políticas de mitigação da poluição de recursos hídricos, de eficiência e redução para uso sustentável da água, são algumas das boas práticas que o seu negócio pode adotar imediatamente.

Tais práticas podem ser aparentemente complexas para implantação, entretanto elas podem se tornar aplicações simples e corriqueiras, dependendo do desdobramento dos princípios da sua empresa, publicamente expressados através da sua missão, visão e valores.

Outra boa prática essencial é saber qual é a pegada hídrica (water footprint) de sua empresa, para demonstrar aos seus stakeholders – e para o mundo – como ela se comporta quando o quesito é o uso sustentável de água.

Políticas para o uso sustentável de recursos hídricos

Alguns passos são fundamentais para a implantação de políticas e metas para o uso sustentável de recursos hídricos na sua empresa, dentre os quais cabe destaque ao convencimento e engajamento da diretoria da empresa a respeito da relevância do tema, a fim de assegurar que todos os esforços institucionais sejam alocados e eventuais questões estratégicas de mercado não venham prejudicar a execução das metas.

Outro ponto relevante é fazer com que o cálculo do custo-benefício de cada medida seja evidenciado, para que as autorizações internas sejam concedidas pelos gestores responsáveis, com reservas de recursos financeiros para tal, e que funcionários sejam alocados para a realização de cada ação.

Comunicar e conscientizar todos os colaboradores também é fundamental, pois a comunicação é fator-chave para o sucesso de um programa de uso sustentável de recursos hídricos, adaptando-se o discurso de acordo com o grau de instrução e cargo de cada colaborador.

É importante também priorizar ações estabelecendo metas S.M.A.R.T. – S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Que tal buscar inspiração? Confira este vídeo do ator Matt Damon, co-fundador da entidade Water.org:

A Biovita possui mais de uma década de experiência em implantação e práticas para o uso sustentável de recursos hídricos. Conte com a gente para tornar sua empresa mais sustentável e resiliente.

Benyamin Fard Benyamin Fard
CEO da Biovita.
Iraniano radicado no Brasil, é empreendedor serial e representante do Stanford Research Institute no Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica, com MBA Internacional em Gestão Ambiental (UFPR) e Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Acredita que a resiliência organizacional é resultado da inovação sustentável, razão que o faz entusiasta por estes temas em todas as suas formas, e em especial quando lideradas por empreendedores através de suas startups.

É músico autodidata apaixonado por rock progressivo, ávido pesquisador de temas ligados à filosofia, história e quântica. É também esposo e pai de dois filhos.